Proposta Pedagógica




O Centro Educacional Pereira Rocha tem como finalidade a educação inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, visando o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 

MISSÃO
É missão da Escola:

  • Assegurar um ensino de qualidade, contribuindo para a construção de cidadãos críticos, conscientes e participativos, capazes de interagir e intervir na realidade;
  • Ser espaço de conhecimento, cultura, pesquisa e criatividade, onde o aperfeiçoamento constante favoreça o aprimoramento da formação pedagógica e técnico-científica, de forma a responder às necessidades emergentes da sociedade.

VALORES E ATITUDES
A escola dá ênfase especial aos valores e atitudes universais, destacando-se a fé, a esperança, a solidariedade, a competência, a liberdade com responsabilidade, a coerência, o respeito, a honestidade, a dignidade e a justiça.


CONCEPÇÃO DE:

 

Ser Humano
A pessoa humana, inserida num espaço histórico-temporal, é concebida como ser dotado de potencialidades, sujeito do próprio conhecimento e de sua história, consciente de si próprio, capaz de conviver com o outro e com a transcendência.


Sociedade
Concebe-se sociedade como um grupo de pessoas integrado de forma solidária, que se realizam partilhando bens humanos, materiais, ecológicos e espirituais.


Educação
A educação é concebida como processo de formação integral de habilidades e competências, vivência de valores e exercício da cidadania, tornando o educando apto a compreender, analisar e intervir na realidade, tendo em vista o bem-estar no plano pessoal e coletivo.

 

Escola
A escola é concebida como instituição social que:

  • Possibilita o crescimento integral do ser humano nas relações intra e interpessoais;
  • Propicia a construção do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno, enquanto sujeito de seu processo de aprendizagem;
  • Possibilita ao aluno a aquisição de uma visão de mundo, capaz de dar-lhe condições de fazer uma leitura interpretativa dos fatos sociais;
  • Busca desenvolver no aluno o interesse por pesquisa, criatividade, autonomia, desejo de aprender e coragem de participar da sociedade como sujeito crítico e consciente.

Professor
Concebe-se o Professor como alguém que:

  •  Propicia a construção do conhecimento, estimulando, apontando caminhos, propondo desafios e vivência de valores;
  • Educa também pelo exemplo;
  • Compromete-se com a comunidade escolar;
  • Busca constantemente melhor qualificar-se;
  • Atua de forma competente e ética em todas as circunstâncias;
  • Coopera para o crescimento do grupo e da unidade institucional;
  • Está integrado ao mundo de hoje;
  • Busca inovar e inovar-se.

OBJETIVOS
Ao oferecer Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos a Escola visa a proporcionar ao aluno situações que possibilitem:

  • Compreender-se como sujeito autônomo, participativo, possuidor de direitos e deveres políticos, civis e sociais, que repudia injustiças, discriminações, respeita e se faz respeitar, exerce a cidadania e a democracia;
  •   Posicionar-se de maneira crítica e responsável nas diferentes situações sociais, respeitando a opinião e o conhecimento produzido pelo outro, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Apropriar-se das inovações científico-tecnológicas, necessárias para a integração do sujeito na vida contemporânea e no mundo do trabalho, reconhecendo-se como indivíduo que vive, age, aprende, interage, desenvolve-se e adapta-se, assumindo, com responsabilidade, a sua saúde e o bem-estar dos demais;
  • Desenvolver o autoconhecimento, a criatividade, a autoestima, a autoimagem, a sensibilidade e a afetividade, para agir com persistência na busca do conhecimento;
  • Promover a participação sistemática dos pais, integrando-os ao processo educativo;
  • Promover o desenvolvimento integral do ser humano na busca de sua felicidade, preparando-o para ser agente de transformação na sociedade em que não só vive, como também convive.
  • Garantir a formação de empreendedores instrumentalizados para a vida e para a solução de problemas, tanto nos aspectos pessoais quanto profissionais.

Em suma, o CEPRO busca conciliar humanismo e tecnologia, os conhecimentos dos princípios científicos que presidem a produção moderna e o exercício da cidadania plena, a formação ética e a autonomia intelectual.