Educação Infantil




1. OBJETIVO

Buscamos na Educação Infantil a total integração da criança no meio escolar, através do desenvolvimento dos aspectos cognitivos e sociais, preparando-a para o processo educativo. Enfatizamos o desenvolvimento da linguagem, da coordenação motora, do esquema corporal e dos conceitos básicos de convívio social, desenvolvendo habilidades, atitudes e valores em diferentes percepções, educando efetivamente para a vida.

 

 

 

2. INÍCIO DAS AULAS

05/02/2019 (terça-feira).

 

 

 

3. HORÁRIO DAS AULAS

De segunda-feira à sexta-feira (de 13h30min às 17h30min).

 

 

 

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Com base na Lei nº. 9394/96 e nas Deliberações CME nº. 003/03 e nº. 006/06, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, obedece a seguinte classificação etária:

  • Maternal II: destinado a crianças com,  no mínimo, 3 anos de idade completos até o dia 31 de março;
  • Pré-escolar I: destinado a crianças com,  no mínimo, 4 anos de idade completos até o dia 31 de março;
  • Pré-escolar II: destinado a crianças com,  no mínimo, 5 anos de idade completos até o dia 31 de março.

O currículo na Educação Infantil apresenta-se através do Quadro das Aprendizagens: Condutas de Base, Coordenação Visual Motora; Coordenação Motora Fina; Organização Espacial e Temporal; o Biopsicossocial e a Comunicação e Expressão. Este currículo leva em conta na sua concepção e administração, as características e necessidades sócio-educacionais e de desenvolvimento das crianças de acordo com a faixa etária.

 

 

 

5. MATERIAL DIDÁTICO

Servindo como pilar sustentador do processo educativo, adotamos a Coleção Ápis do Maternal II ao Pré II. A coleção é composta por dois livros da editora Ática, escritos por autores renomados que consideram a criança nos seus contextos sociais, ambientais e culturais e a coloca em contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma. Além da Coleção Ápis, toda a Educação Infantil trabalha com a Cartilha CEPRO.

 

 

 

6. AVALIAÇÃO

É feita por meio do registro do desenvolvimento do aluno no Relatório de Avaliação. Ao final do ano letivo, o responsável recebe a cópia do Relatório de Avaliação, ficando o original arquivado na escola para fins de acompanhamento pedagógico e à disposição da Secretaria Municipal de Educação, conforme Deliberações CME nº. 003/03 e nº. 006/06.

 

 

 

7. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

É o setor que trabalha diretamente com os alunos com o objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento social e intelectual; em parceria com os professores e os pais/responsáveis.

 

 

 

8. PASSEIOS PEDAGÓGICOS (NÃO INCLUSO NA ANUIDADE ESCOLAR)

Recursos pedagógicos que contribuem para tornar a aprendizagem mais estimulante e enriquecedora. Nessas situações, buscamos desenvolver nos alunos o senso de responsabilidade, respeito ao outro, integração social e interação com os diversos ambientes.

 

 

 

9. AÇÕES DE CIDADANIA

Com o objetivo de trabalhar a solidariedade e o respeito ao próximo, valores importantes para a formação do indivíduo, promovemos campanhas beneficentes nas quais os alunos fazem doações que são repassadas para instituições de caridade.

 

 

 

10. ATIVIDADES ESPORTIVAS

Oferecemos de modo extracurricular, as seguintes modalidades esportivas: futebol, voleibol, handebol, judô e jazz.

 

 

 

11. PROJETOS EDUCACIONAIS INTERNOS

Nosso calendário escolar contempla uma série de eventos que proporcionam às famílias a integração com o ambiente escolar, que , por sua vez, desenvolve o protagonismo das crianças e jovens na construção das atividades. Momentos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Julina, Olimpíada Interna de Esportes, Festival de Curtas, Olimpíada Interna de Matemática & OBMEP, Mostra Literária e Cultural e Feira de Ciências possibilitam a ampliação do repertório dos alunos e de suas capacidades de articulação de múltiplos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.

 

 

 

12. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

Acreditamos que os recursos didáticos e tecnológicos são primordiais na educação de qualidade, pois garantem aos alunos e professores um processo de ensino e aprendizado enriquecedor e dinâmico, tornando prazeroso o período na escola. Neste sentido, dispomos da seguinte estrutura: biblioteca com acesso à internet e assinatura do Jornal O Globo, Revista Veja, Revista Scientific American e Gibi Turma da Mônica; parquinho (Educação Infantil); sala de leitura e musicalização (Educação Infantil); salas de aula equipadas com projetores multimídia e sistema de som; sala de vídeo; laboratório de informática; laboratório de ciências; ginásio poliesportivo; campo society; horta orgânica; estação climatológica e amplo espaço para lazer e recreação.  

 

 

 

SEJA BEM-VINDO!
O QUE VOCÊ APRENDE AQUI É UMA CONQUISTA PARA A VIDA TODA!