Ensino Fundamental I




1. OBJETIVO
O CEPRO tem como objetivo maior desenvolver a potencialidade de cada criança e adolescente, preparando-os para os desafios da vida – entre eles, o vestibular e o mercado de trabalho. O conteúdo é aprofundado de forma gradual, com a finalidade de desenvolver no aluno o hábito de estudo frequente e o aperfeiçoamento de seu senso analítico, muito importantes tanto para a vida acadêmica quanto para a vida profissional.

 

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o nosso objetivo é a formação de crianças responsáveis e orientadas no caminho do conhecimento; sendo estimuladas a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia e interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento.

 

No CEPRO cada aluno é orientado no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida. Preparar nosso aluno para o futuro é nossa maior meta!

 

 

 

2. INÍCIO DAS AULAS
05/02/2019 (terça-feira).

 

 

 

3. HORÁRIO DAS AULAS
De segunda à sexta-feira (de 13h30min às 17h45min): 5 tempos diários de aula.

 

 

 

4. CARGA HORÁRIA SEMANAL

1º Ano:

Português (8 tempos), Inglês (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (1 tempo), História (2 tempos), Geografia (2 tempos),  Matemática (6 tempos), Ciências (2 tempos), Informática Educativa (1 tempo), Educação Socioemocional (1 tempo).

Total = 25 aulas semanais.

 

2º ao 5º Ano: 

Português (6 tempos), Redação (2 tempos), Inglês (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (1 tempo), História (2 tempos), Geografia (2 tempos),  Matemática (6 tempos), Ciências (2 tempos), Informática Educativa (1 tempo), Educação Socioemocional (1 tempo).

Total = 25 aulas semanais.

 

 

 

5. MATERIAL DIDÁTICO
Trabalhamos com a Coleção Ápis – livros da editora Ática, premiados e escritos por autores renomados que oferecem base sólida de conteúdos e exercícios, além dos livros de leitura que serão trabalhados ao longo do ano.

 

 

 

6. AVALIAÇÕES E CRITÉRIO DE APROVAÇÃO
Os alunos terão duas avaliações a cada bimestre. São elas:

 

  • AA (Avaliação A) – valerá de 0 a 100 pontos (apurados através de testes e/ou trabalhos de pesquisa sobre o conteúdo ministrado no bimestre);
  • AB (Avaliação B) – valerá de 0 a 100 pontos (apurados através de prova teórica sobre o conteúdo do bimestre).

 

Sendo assim, a nossa Média Bimestral (MB) seguirá a seguinte fórmula: MB = (AA + AB)/2.

 

Chamaremos de B1, B2, B3 e B4, as médias conquistadas nos respectivos bimestres. A média mínima para aprovação em cada bimestre é de 60 (sessenta) pontos. Ao final do ano, será considerado aprovado o aluno que, por matéria, alcançar o mínimo de 240 pontos no somatório das médias bimestrais. Ex.: B1 + B2 + B3 + B4 = 240. 

OBS.: Maiores detalhes do critério de aprovação e recuperação estão descritos no GEPRO (Guia Escolar Pereira Rocha).

 

 

 

7. MONITORIA – REFORÇO ESCOLAR
Oferecemos monitoria referente às disciplinas de: Português e Matemática para os alunos do 2º ao 5º Ano. No 1º Ano, trabalharemos o reforço de Português a partir do segundo semestre, caso haja aluno com dificuldade na leitura. Este projeto tem como objetivo complementar a aprendizagem e, consequentemente, melhorar o rendimento escolar de nossos estudantes. É importante ressaltar que a monitoria será oferecida gratuitamente e acontecerá semanalmente.

 

 

 

8. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalha diretamente com os alunos com o objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento social e intelectual; em parceria com os professores e os pais/responsáveis. Vale ressaltar, que a Orientação Educacional também promove o Projeto de Orientação Vocacional; este é um trabalho voltado ao aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de dar-lhe apoio durante o processo de escolha profissional.

 

 

 

9. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL - O LÍDER EM MIM
Projeto de educação socioemocional, baseado no livro: “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, que abrange os alunos do 1º ao 5º ano. Interagindo com o conteúdo tradicional das matérias, este projeto busca trabalhar a autonomia dos alunos, para que aprendam a lidar com as barreiras que terão de enfrentar ao longo da vida, desenvolvendo sua proatividade, sua capacidade de planejar, melhorando sua forma de se expressar em público e aumentando sua autoestima de uma forma geral.

 

 

 

10. CLUBE DE CIÊNCIAS CHARLES DARWIN
Projeto realizado mensalmente com os alunos do 2° ao 5° ano, em quem eles participam de aulas experimentais no Laboratório de Ciências, sob orientação de uma professora especialista. Através do contato com a ciência de forma prática e atrativa, o objetivo deste projeto é ser espaço de alfabetização científica e despertar nos alunos o gosto pela ciência.

 

 

 

11. AULAS DE CAMPO (NÃO INCLUSO NA ANUIDADE ESCOLAR)
Passeios pedagógicos e culturais que propiciam a observação e aplicação prática dos conteúdos ensinados. Nessas situações, desenvolve-se o senso de responsabilidade, respeito ao outro e interação com os diversos ambientes. Museus, centros de pesquisa e ciência, monumentos e cidades históricas abrem as portas para nossos alunos, que serão, sempre, acompanhados e orientados por professores e monitores.

 

 

 

12. AÇÕES DE CIDADANIA
Com o objetivo de trabalhar a solidariedade e o respeito ao próximo, valores importantes para a formação do indivíduo, promovemos campanhas beneficentes nas quais os alunos fazem doações que são repassadas para instituições de caridade.

 

 

 

13. ATIVIDADES ESPORTIVAS
Oferecemos de modo extracurricular, as seguintes modalidades esportivas: futebol, voleibol, handebol, judô e jazz.

 

 

 

14. PROJETOS EDUCACIONAIS INTERNOS
Nosso calendário escolar contempla uma série de eventos que proporcionam às famílias a integração com o ambiente escolar, que , por sua vez, desenvolve o protagonismo das crianças e jovens na construção das atividades. Momentos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Julina, Olimpíada Interna de Esportes, Festival de Curtas, Olimpíada Interna de Matemática & OBMEP, Mostra Literária e Cultural e Feira de Ciências possibilitam a ampliação do repertório dos alunos e de suas capacidades de articulação de múltiplos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.

 

 

 

15. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS
Acreditamos que os recursos didáticos e tecnológicos são primordiais na educação de qualidade, pois garantem aos alunos e professores um processo de ensino e aprendizado enriquecedor e dinâmico, tornando prazeroso o período na escola. Neste sentido, dispomos da seguinte estrutura: biblioteca com acesso à internet e assinatura do Jornal O Globo, Revista Veja, Revista Scientific American e Gibi Turma da Mônica; parquinho (Educação Infantil); sala de leitura e musicalização (Educação Infantil); salas de aula equipadas com projetores multimídia e sistema de som; sala de vídeo; laboratório de informática; laboratório de ciências; ginásio poliesportivo; campo society; horta orgânica; estação climatológica e amplo espaço para lazer e recreação. 

 

 

 

SEJA BEM-VINDO!
O QUE VOCÊ APRENDE AQUI É UMA CONQUISTA PARA A VIDA TODA!