Ensino Fundamental I




1. OBJETIVO
O CEPRO tem como objetivo maior desenvolver a potencialidade de cada criança e adolescente, preparando-os para os desafios da vida – entre eles, o vestibular e o mercado de trabalho. O conteúdo é aprofundado de forma gradual, com a finalidade de desenvolver no aluno o hábito de estudo frequente e o aperfeiçoamento de seu senso analítico, muito importantes tanto para a vida acadêmica quanto para a vida profissional.

 

Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o nosso objetivo é a formação de crianças responsáveis e orientadas no caminho do conhecimento; sendo estimuladas a raciocinar, resolver questões com o máximo de autonomia e interagir com o ambiente externo, segundo as fases de seu desenvolvimento.

 

No CEPRO cada aluno é orientado no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida. Preparar nosso aluno para o futuro é nossa maior meta!

 

 

 

2. INÍCIO DAS AULAS
04/02/2020 (terça-feira).

 

 

 

3. HORÁRIO DAS AULAS
De segunda à sexta-feira (de 13h30min às 17h45min): 5 tempos diários de aula.

 

 

 

4. CARGA HORÁRIA SEMANAL

1º Ano:

Português (10 tempos), Inglês (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (1 tempo), História (2 tempos), Geografia (2 tempos),  Matemática (5 tempos), Ciências (2 tempos) e Educação Socioemocional (1 tempo).

Total = 25 aulas semanais.

 

2º ao 5º Ano: 

Português (8 tempos), Inglês (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (1 tempo), História (2 tempos), Geografia (2 tempos),  Matemática (6 tempos), Ciências (3 tempos) e Educação Socioemocional (1 tempo).

Total = 25 aulas semanais.

 

 

 

5. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Acreditando no potencial que há em cada criança e jovem, desenvolvemos da Educação Infantil até o Ensino Médio, um programa de Educação Socioemocional que se divide em dois projetos: “O Líder em Mim” da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental e “Meu Caminho” do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Através deste programa, buscamos trabalhar o autoconhecimento e a autonomia dos alunos, para que aprendam a lidar com as barreiras que tenham que enfrentar ao longo de sua vida, desenvolvendo sua proatividade, sua capacidade de planejar, melhorando sua comunicação e aumentando sua autoestima de uma forma geral. Dentro dessa proposta, os alunos são estimulados a serem líderes de si mesmos, com o objetivo desenvolver as competências do século 21, necessárias para torná-los mais autônomos e confiantes. Desta forma, objetivamos contribuir para que nossos alunos alcancem sucesso na escola e na vida, tornando-se agentes transformadores de uma sociedade melhor.

 

 

 

6. CLUBE DE CIÊNCIAS CHARLES DARWIN
Projeto realizado mensalmente com os alunos do 2° ao 5° ano, em quem eles participam de aulas experimentais no Laboratório de Ciências, sob orientação de um professor especialista. Através do contato com a ciência de forma prática e atrativa, o objetivo deste projeto é ser espaço de alfabetização científica e despertar nos alunos o gosto pela ciência.

 

 

 

7. MATERIAL DIDÁTICO

Constituindo uma importante ferramenta de mediação no processo educativo, adotamos os seguintes materiais para este segmento: o programa socioemocional "O Líder em Mim" do 1º ao 5º Ano, a Cartilha de Alfabetização CEPRO, o livro de Matemática da Coleção Marcha Criança e caderno de atividades para os alunos do 1º Ano e  o Sistema de Ensino pH, caderno de atividades e livros de leitura para os alunos do 2º ao 5º Ano.

 

 

 

 

 8. AVALIAÇÕES E CRITÉRIO DE APROVAÇÃO

 

Nesta etapa, o estudante será avaliado em todas as disciplinas. O objetivo dessas avaliações é consolidar os conteúdos aplicados durante as aulas, dentro de um espírito de revisão e crescimento.

 

1º Ano do Ensino Fundamental

O aluno terá no bimestre, duas avaliações:

  • TE (Teste) – 0 a 100 pontos (apurados através de avaliações teóricas aplicadas no meado do bimestre e/ou trabalhos e demais atividades propostas pelo professor).
  • PB (Prova Bimestral) – 0 a 100 pontos (apurados através de provas teóricas aplicadas ao final do bimestre).

Sendo assim, o nosso critério de aprovação bimestral seguirá a seguinte fórmula: MB = (TE + PB)/2.

 

 

2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

O aluno terá no bimestre as seguintes avaliações:

  • SM (Mini simulado do Sistema ph) – valor de 0 a 50 pontos (apurados através de prova objetiva abordando as disciplinas de: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências).
  • AQ (Avaliação Qualitativa) – valor de 0 a 50 pontos (apurados através da execução de atividades e trabalhos propostos pelo professor).
  • PB (Prova Bimestral) – valor de 0 a 100 pontos (apurados através de avaliação teórica, elaborada por nossos professores, aplicada ao final do bimestre).

Desta forma, o nosso critério de aprovação bimestral seguirá a seguinte fórmula: MB = (SM + AQ + PB)/2.

 

 

Chamaremos de B1, B2, B3 e B4, as médias conquistadas nos respectivos bimestres. A média mínima para aprovação em cada bimestre é de 60 (sessenta) pontos. Ao final do ano, será considerado aprovado o aluno que, por matéria, alcançar o mínimo de 240 pontos no somatório das médias bimestrais. Ex.: B1 + B2 + B3 + B4 = 240. 

OBS.: Maiores detalhes do critério de aprovação e recuperação estão descritos no GEPRO (Guia Escolar Pereira Rocha).

 

 

 

9. MONITORIA – REFORÇO ESCOLAR 

Oferecemos monitoria presencial referente às disciplinas de: Português e Matemática. Neste projeto que é gratuito, disponibilizamos uma equipe de professores especializada para, em horários semanais específicos, tirarem dúvidas de nossos alunos e auxiliarem na resolução dos exercícios, o que consequentemente, contribui para um melhor desempenho acadêmico dos nossos estudantes.

 

 

 

10. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalha diretamente com os alunos com o objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento social e intelectual; em parceria com os professores e os pais/responsáveis. Vale ressaltar, que a Orientação Educacional também promove o Projeto de Orientação Vocacional; este é um trabalho voltado ao aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de dar-lhe apoio durante o processo de escolha profissional.

 

 

 

11. AULAS DE CAMPO (NÃO INCLUSO NA ANUIDADE ESCOLAR)
Passeios pedagógicos e culturais que propiciam a observação e aplicação prática dos conteúdos ensinados. Nessas situações, desenvolve-se o senso de responsabilidade, respeito ao outro e interação com os diversos ambientes. Museus, centros de pesquisa e ciência, monumentos e cidades históricas abrem as portas para nossos alunos, que serão, sempre, acompanhados e orientados por professores e monitores.

 

 

 

12. AÇÕES DE CIDADANIA
Com o objetivo de trabalhar a solidariedade e o respeito ao próximo, valores importantes para a formação do indivíduo, promovemos campanhas beneficentes nas quais os alunos fazem doações que são repassadas para instituições de caridade.

 

 

 

13. ATIVIDADES ESPORTIVAS

Acreditando no valor que o esporte representa para a formação de nossos alunos, contemplamos em nosso programa esportivo e cultural as seguintes modalidades: futebol, judô e dança.

 

 

 

14. PROJETOS EDUCACIONAIS INTERNOS

Nosso calendário escolar contempla uma série de projetos interdisciplinares que proporcionam a integração entre a família e o colégio e desenvolvem o protagonismo das crianças e jovens na construção das atividades. Momentos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Julina, Olimpíada Interna de Esportes, Festival de Curtas, Olimpíada de Matemática, Mostra Literária e Cultural e Feira de Ciências possibilitam a ampliação do repertório dos alunos e de suas capacidades de articulação de múltiplos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.

 

 

 

15. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

Acreditamos que os recursos didáticos e tecnológicos são primordiais na educação de qualidade, pois garantem aos alunos e professores um processo de ensino e aprendizado enriquecedor e dinâmico, tornando prazeroso o período na escola. Neste sentido, dispomos da seguinte estrutura: sala de estudos com acesso à internet e assinatura do Jornal O Globo, Revista Veja, Revista Scientific American e Gibi Turma da Mônica; parquinho (Educação Infantil); sala de leitura e musicalização (Educação Infantil); salas de aula equipadas com projetores multimídia e sistema de som; laboratório de informática; laboratório de ciências; ginásio poliesportivo; campo society; horta orgânica; estação climatológica e amplo espaço para lazer e recreação.  

 

 

  

Seja PEREIRA ROCHA!

O que você aprende aqui é uma conquista para a vida toda!