Ensino Fundamental II




1. OBJETIVO
O CEPRO tem como objetivo maior desenvolver a potencialidade de cada criança e adolescente, preparando-os para os desafios da vida – entre eles, o vestibular e o mercado de trabalho.

 

O conteúdo é aprofundado de forma gradual, com a finalidade de desenvolver no aluno o hábito de estudo frequente e o aperfeiçoamento de seu senso analítico, muito importantes tanto para a vida acadêmica quanto para a vida profissional. Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado nas séries iniciais e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial. São enfocadas a interpretação de textos, a escrita, a lógica matemática e a interdisciplinaridade, estimulando o aluno a observar, analisar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo.

 

No CEPRO cada aluno é orientado no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida. Preparar nosso aluno para o futuro é nossa maior meta!

 

 

 

2. INÍCIO DAS AULAS
04/02/2019 (segunda-feira).

 

 

 

3. HORÁRIO DAS AULAS
De segunda à sexta-feira (Manhã: 7h30min às 12h / Tarde: 13h30min às 18h): 5 tempos diários de aulas.

 

 

 

4. CARGA HORÁRIA SEMANAL 

 

6º ao 8º Ano:

Português (3 tempos), Redação (2 tempos), Inglês (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (2 tempos), História (3 tempos), Geografia (3 tempos), Matemática (5 tempos), Ciências (3 tempos) e Avaliação A (2 tempos).

Total = 25 aulas semanais.

 

9º Ano:

Português (3 tempos), Redação (2 tempos), Inglês (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (1 tempo), História (3 tempos), Geografia (3 tempos), Matemática (5 tempos), Biologia (2 tempos), Física (2 tempos) e Química (2 tempos).

Total = 25 aulas semanais.

 

 

 

5. MATERIAL DIDÁTICO 

Trabalhamos com o Projeto Teláris – livros da editora Ática, premiados e escritos por autores renomados que oferecem base sólida de conteúdos e exercícios. Além dos livros didáticos, adotamos livros paradidáticos (livros de leitura) que serão trabalhados pelos Professores da área de Linguagens.

 

 

 

6. SISTEMA DE AVALIAÇÕES E CRITÉRIO DE APROVAÇÃO


6º ao 8º Ano:
O aluno terá no bimestre as seguintes avaliações:

  • AA (Avaliação A) – valor de 0 a 100 pontos (apurados através de prova teórica, com questões discursivas e objetivas, aplicada semanalmente ao longo do bimestre);
  • AB (Avaliação B) – valor de 0 a 100 pontos (apurados através de prova discursiva, aplicada ao final do bimestre);
  • SM (Simulado) – valor de 0 a 60 pontos (apurados através de prova objetiva abordando todas as disciplinas, além da Redação, aplicada ao final do bimestre);
  • AQ (Avaliação Qualitativa) – valor de 0 a 40 pontos (apurados através da participação do aluno nas aulas e da execução das atividades e trabalhos propostos pelo professor). Essa pontuação é somada à nota do Simulado.

Sendo assim, a nossa Média Bimestral (MB) seguirá a fórmula: MB = (AA + AB + SM + AQ)/3. 

 

 

9º Ano:

O aluno terá no bimestre as seguintes avaliações:

  • PR (Prova) – valor de 0 a 100 pontos (apurados através de prova discursiva, aplicada ao final do bimestre);
  • SM (Simulado) – valor de 0 a 60 pontos (apurados através de prova objetiva abordando todas as disciplinas, além da Redação, sua aplicação antecede a semana de provas);
  • AQ (Avaliação Qualitativa) – valor de 0 a 40 pontos (apurados através da participação do aluno nas aulas e da execução das atividades e trabalhos propostos pelo professor). 

No 9º Ano o Simulado é aplicado em dois dias e respeita o modelo de prova do ENEM, que atualmente, é a maior porta de entrada para as universidades no país. Ressaltamos que o número de questões será proporcional à série.

 

Sendo assim, a nossa Média Bimestral (MB) seguirá a fórmula: MB = (PR + SM + AQ)/2. 

 

Chamaremos de B1, B2, B3 e B4, as médias conquistadas nos respectivos bimestres. A média mínima para aprovação em cada bimestre é de 60 (sessenta) pontos. Ao final do ano, será considerado aprovado o aluno que, por matéria, alcançar o mínimo de 240 pontos no somatório das médias bimestrais. Ex.: B1 + B2 + B3 + B4 = 240. 

OBS.: Maiores detalhes do critério de aprovação e recuperação estão descritos no GEPRO (Guia Escolar Pereira Rocha).

 

 

 

7. MONITORIA – REFORÇO ESCOLAR
Oferecemos monitoria referente às disciplinas de: Redação, Matemática, Física e Química para as turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. Esta iniciativa tem como objetivo reforçar a aprendizagem e, consequentemente, melhorar o desempenho acadêmico de nossos alunos. O projeto é gratuito e ministrado semanalmente no contraturno, por professores, que ficarão à disposição na escola para tirar dúvidas de nossos alunos e fazer a resolução de exercícios.

 

 

 

8. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalha diretamente com os alunos com o objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento social e intelectual; em parceria com os professores e os pais/responsáveis. Vale ressaltar, que a Orientação Educacional também promove o Projeto de Orientação Vocacional; este é um trabalho voltado ao aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de dar-lhe apoio durante o processo de escolha profissional.

 

 

 

9. AULAS DE CAMPO (NÃO INCLUSO NA ANUIDADE ESCOLAR)
Passeios pedagógicos e culturais que propiciam a observação e aplicação prática dos conteúdos ensinados. Nessas situações, desenvolve-se o senso de responsabilidade, respeito ao outro e interação com os diversos ambientes. Museus, centros de pesquisa e ciência, monumentos e cidades históricas abrem as portas para nossos alunos, que serão, sempre, acompanhados e orientados por professores e monitores.

 

 

 

10. AÇÕES DE CIDADANIA
Com o objetivo de trabalhar a solidariedade e o respeito ao próximo, valores importantes para a formação do indivíduo, promovemos campanhas beneficentes nas quais os alunos fazem doações que são repassadas a instituições de caridade.

 

 

 

11. ATIVIDADES ESPORTIVAS

Oferecemos de modo extracurricular, as seguintes modalidades esportivas: futebol, voleibol, handebol, judô e jazz.

 

 

 

12. PROJETOS EDUCACIONAIS INTERNOS
Nosso calendário escolar contempla uma série de eventos que proporcionam às famílias a integração com o ambiente escolar, que por sua vez, desenvolve o protagonismo das crianças e jovens na construção das atividades. Momentos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Julina, Olimpíada Interna de Esportes, Festival de Curtas, Olimpíada Interna de Matemática & OBMEP, Mostra Literária e Cultural e Feira de Ciências possibilitam a ampliação do repertório dos alunos e de suas capacidades de articulação de múltiplos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.

 

 

 

13. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS
Acreditamos que os recursos didáticos e tecnológicos são primordiais na educação de qualidade, pois garantem aos alunos e professores um processo de ensino e aprendizado enriquecedor e dinâmico, tornando prazeroso o período na escola. Neste sentido, dispomos da seguinte estrutura: biblioteca com acesso à internet e assinatura do Jornal O Globo, Revista Veja, Revista Scientific American e Gibi Turma da Mônica; parquinho (Educação Infantil); sala de leitura e musicalização (Educação Infantil); salas de aula equipadas com projetores multimídia e sistema de som; sala de vídeo; laboratório de informática; laboratório de ciências; ginásio poliesportivo; campo society; horta orgânica; estação climatológica e amplo espaço para lazer e recreação. 

 

 

SEJA BEM-VINDO!
O QUE VOCÊ APRENDE AQUI É UMA CONQUISTA PARA A VIDA TODA!