Ensino Fundamental II




1. OBJETIVO
O CEPRO tem como objetivo maior desenvolver a potencialidade de cada criança e adolescente, preparando-os para os desafios da vida – entre eles, o vestibular e o mercado de trabalho.

 

O conteúdo é aprofundado de forma gradual, com a finalidade de desenvolver no aluno o hábito de estudo frequente e o aperfeiçoamento de seu senso analítico, muito importantes tanto para a vida acadêmica quanto para a vida profissional. Nesse segmento tem-se como objetivo sedimentar o que foi ensinado nas séries iniciais e preparar o aluno para chegar ao Ensino Médio pronto para desenvolver todo o seu potencial. São enfocadas a interpretação de textos, a escrita, a lógica matemática e a interdisciplinaridade, estimulando o aluno a observar, analisar e desenvolver sua capacidade de raciocínio e de interpretação como um todo.

 

No CEPRO cada aluno é orientado no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida. Preparar nosso aluno para o futuro é nossa maior meta!

 

 

 

2. INÍCIO DAS AULAS
03/02/2020 (segunda-feira).

 

 

 

3. HORÁRIO DAS AULAS
De segunda à sexta-feira (Manhã: 7h30min às 12h / Tarde: 13h30min às 18h): 5 tempos diários de aulas.

 

 

 

4. CARGA HORÁRIA SEMANAL 

 

6º ao 9º Ano:

Português (3 tempos), Redação (2 tempos), Inglês (2 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (2 tempos), História (3 tempos), Geografia (3 tempos), Matemática (5 tempos), Ciências (3 tempos) e Educação Socioemocional (1 tempo).

Total = 25 aulas semanais.

 

 

 

 

5. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Acreditando no potencial que há em cada criança e jovem, desenvolvemos da Educação Infantil até o Ensino Médio, um programa de Educação Socioemocional que se divide em dois projetos: “O Líder em Mim” da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental e “Meu Caminho” do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Através deste programa, buscamos trabalhar o autoconhecimento e a autonomia dos alunos, para que aprendam a lidar com as barreiras que tenham que enfrentar ao longo de sua vida, desenvolvendo sua proatividade, sua capacidade de planejar, melhorando sua comunicação e aumentando sua autoestima de uma forma geral. Dentro dessa proposta, os alunos são estimulados a serem líderes de si mesmos, com o objetivo desenvolver as competências do século 21, necessárias para torná-los mais autônomos e confiantes. Desta forma, objetivamos contribuir para que nossos alunos alcancem sucesso na escola e na vida, tornando-se agentes transformadores de uma sociedade melhor.

 

 

 

6. MATERIAL DIDÁTICO 

Sabemos que bons livros constituem importante ferramenta de mediação no processo educativo. Neste sentido, adotamos o Sistema pH, pois seu foco está na preparação dos alunos para o vestibular e sua eficácia pode ser comprovada com base nos excelentes resultados obtidos nos principais vestibulares do país. Além do Sistema de Ensino pH, adotamos livros paradidáticos (livros de leitura) que serão trabalhados pelos Professores da área de Linguagens ao logno do ano. 

 

Aliado ao material físico (apostilas), o Sistema pH oferece os pH’s on-line – listas de exercícios semanais, com plantão tira-dúvidas, contendo 10 questões objetivas para as disciplinas de: Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e uma proposta de Redação. O principal objetivo dos pH’s on-line é sedimentar os conteúdos ensinados e aprofundar a aprendizagem dos alunos utilizando a tecnologia como ferramenta. Os alunos podem resolver esses exercícios, tirar dúvidas das diversas disciplinas e conferir seu rendimento utilizando smartphone ou tablet, através do aplicativo PLURALL, ou pelo computador, no link pH's on-line

 

 

 

7. ESTUDO ORIENTADO PH’S ON-LINE (Exercícios semanais)

Com o objetivo de estimular o HÁBITO DE ESTUDO aliado à tecnologia, a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental, o Sistema de Ensino pH oferece na plataforma digital “PLURALL” os “pH’s on-line”, que são listas de exercícios semanais/quinzenais referentes a cada módulo trabalhado na apostila das seguintes disciplinas: Redação, Português, História, Geografia, Matemática, Ciências, Física, Química e Biologia.

 

Tais exercícios deverão ser resolvidos em casa, ao longo da semana, e enviados dentro do prazo estipulado (em torno de uma a duas semanas). Ressaltamos que a resolução dos “pH’s” valerá nota, para compor com as demais avaliações a média bimestral.

 

IMPORTANTE! Ao fazer os “pH’s”, o aluno tem a  oportunidade de revisar a matéria estudada em sala e verificar quais conteúdos foram adequadamente compreendidos e quais precisam de maior reforço. Ou seja, a partir do momento em que o estudante verifica o que não sabe, ele tem a oportunidade de sanar suas dúvidas, através da monitoria on-line, monitoria presencial, ou pelo próprio professor da disciplina, e, consequentemente, estará eliminando lacunas que o impedem de progredir, consolidando sua aprendizagem.

OBS.: Com relação à disciplina de Redação, o professor irá selecionar um pH que valerá nota e a correção ficará a cargo dele.

 

 

 

8. SISTEMA DE AVALIAÇÕES E CRITÉRIO DE APROVAÇÃO

O aluno terá no bimestre as seguintes avaliações:

  • SM (Simulado do Sistema pH) – valor de 0 a 60 pontos (apurados através de prova objetiva abordando todas as disciplinas).
  • AQ (Avaliação Qualitativa) – valor de 0 a 40 pontos (apurados através da postura e participação do aluno nas aulas e da execução de atividades e trabalhos propostos pelo professor).
  • EO (Estudo Orientado - pH’s on-line) – valor de 0 a 100 pontos  (apurados através do desempenho na resolução das listas de exercícios semanais de: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Física, Química, Biologia e Redação).
  • PB (Prova Bimestral) – valor de 0 a 100 pontos (apurados através de prova discursiva, elaborada por nossos professores, aplicada ao final do bimestre). Esta avaliação terá peso 2. No 3º Ano do Ensino Médio, as provas serão aplicadas semanalmente no turno da tarde, o dia exato será informado no início das aulas.

 

Sendo assim, a nossa Média Bimestral (MB) seguirá a fórmula: MB = (SM + AQ + EO + 2PB)/4

 

Chamaremos de B1, B2, B3 e B4, as médias conquistadas nos respectivos bimestres. A média mínima para aprovação em cada bimestre é de 60 (sessenta) pontos. Ao final do ano, será considerado aprovado o aluno que, por matéria, alcançar o mínimo de 240 pontos no somatório das médias bimestrais. Ex.: B1 + B2 + B3 + B4 = 240. 

OBS.: Maiores detalhes do critério de aprovação e recuperação estão descritos no GEPRO (Guia Escolar Pereira Rocha).

 

 

 

9. MONITORIA – REFORÇO ESCOLAR

Oferecemos monitoria referente às disciplinas de: Redação, Matemática, Física e Química para as turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio. Esta iniciativa tem como objetivo reforçar a aprendizagem e, consequentemente, melhorar o desempenho acadêmico de nossos alunos. O projeto é gratuito e ministrado semanalmente no contraturno, por professores, que ficarão à disposição na escola para tirar dúvidas de nossos alunos e fazer a resolução de exercícios.

 

 

 

10. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Trabalha diretamente com os alunos com o objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento social e intelectual; em parceria com os professores e os pais/responsáveis. Vale ressaltar, que a Orientação Educacional também promove o Projeto de Orientação Vocacional; este é um trabalho voltado ao aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de dar-lhe apoio durante o processo de escolha profissional.

 

 

 

11. AULAS DE CAMPO (NÃO INCLUSO NA ANUIDADE ESCOLAR)

Passeios pedagógicos e culturais que propiciam a observação e aplicação prática dos conteúdos ensinados. Nessas situações, desenvolve-se o senso de responsabilidade, respeito ao outro e interação com os diversos ambientes. Museus, centros de pesquisa e ciência, monumentos e cidades históricas abrem as portas para nossos alunos, que serão, sempre, acompanhados e orientados por professores e monitores.

 

 

 

12. AÇÕES DE CIDADANIA

Com o objetivo de trabalhar a solidariedade e o respeito ao próximo, valores importantes para a formação do indivíduo, promovemos campanhas beneficentes nas quais os alunos fazem doações que são repassadas para instituições de caridade.

 

 

 

 13. ATIVIDADES ESPORTIVAS

Acreditando no valor que o esporte representa para a formação de nossos alunos, contemplamos em nosso programa esportivo e cultural as seguintes modalidades: futebol, judô e dança.

 

 

 

14. PROJETOS EDUCACIONAIS INTERNOS

Nosso calendário escolar contempla uma série de projetos interdisciplinares que proporcionam a integração entre a família e o colégio e desenvolvem o protagonismo das crianças e jovens na construção das atividades. Momentos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Julina, Olimpíada Interna de Esportes, Festival de Curtas, Olimpíada de Matemática, Mostra Literária e Cultural e Feira de Ciências possibilitam a ampliação do repertório dos alunos e de suas capacidades de articulação de múltiplos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.

 

 

 

15. RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS

Acreditamos que os espaços e recursos didáticos são primordiais na educação de qualidade, pois garantem aos alunos e professores um processo de ensino e aprendizado enriquecedor e dinâmico, tornando prazeroso o período na escola. Neste sentido, dispomos da seguinte estrutura: sala de estudos com acesso à internet e assinatura do Jornal O Globo, Revista Veja, Revista Scientific American e Gibi Turma da Mônica; parquinho (Educação Infantil); sala de leitura e musicalização (Educação Infantil); salas de aula equipadas com projetores multimídia e sistema de som; laboratório de informática; laboratório de ciências; ginásio poliesportivo; campo society; horta orgânica; estação climatológica e amplo espaço para lazer e recreação.  

 

 

 

Seja PEREIRA ROCHA!

O que você aprende aqui é uma conquista para a vida toda!