Centro Educacional Pereira Rocha

1. PROPOSTA PEDAGÓGICA

No 1º ano do Ensino Fundamental (quando as crianças completam seis anos) temos como eixo principal o processo da alfabetização na língua materna. Nos anos subsequentes (2º ao 5º Ano), a programação didática centraliza-se na consolidação da leitura como fonte de conhecimento e fruição e no raciocínio lógico-matemático, preparando alunos autônomos e confiantes para darem prosseguimento aos estudos.

2. INÍCIO DAS AULAS

09/02/2021 (terça-feira).

3. HORÁRIO DAS AULAS

De segunda à sexta-feira (de 13h30min às 17h45min): 5 tempos diários de aula.

4. CARGA HORÁRIA SEMANAL

1º Ano:

Português (10 tempos), Inglês (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (1 tempo), História (2 tempos), Geografia (2 tempos), Matemática (5 tempos), Ciências (2 tempos) e Educação Socioemocional (1 tempo). Total = 25 aulas semanais.

2º ao 5º Ano: 

Português (8 tempos), Inglês (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (1 tempo), História (2 tempos), Geografia (2 tempos), Matemática (6 tempos), Ciências (3 tempos) e Educação Socioemocional (1 tempo). Total = 25 aulas semanais.

5. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Acreditando no potencial que há em cada criança e jovem, desenvolvemos da Educação Infantil até o Ensino Médio, um programa de Educação Socioemocional que se divide em dois projetos: “O Líder em Mim” da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental e “Meu Caminho” do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Através deste programa, buscamos trabalhar o autoconhecimento e a autonomia dos alunos, para que aprendam a lidar com as barreiras que tenham que enfrentar ao longo de sua vida, desenvolvendo sua proatividade, sua capacidade de planejar, melhorando sua comunicação e aumentando sua autoestima de uma forma geral. Dentro dessa proposta, os alunos são estimulados a serem líderes de si mesmos, com o objetivo desenvolver as competências do século 21, necessárias para torná-los mais autônomos e confiantes. Desta forma, objetivamos contribuir para que nossos alunos alcancem sucesso na escola e na vida, tornando-se agentes transformadores de uma sociedade melhor.

6. CLUBE DE CIÊNCIAS CHARLES DARWIN

Projeto realizado mensalmente com os alunos do 2° ao 5° ano, em quem eles participam de aulas experimentais no Laboratório de Ciências, sob orientação de um professor especialista. Através do contato com a ciência de forma prática e atrativa, o objetivo deste projeto é ser espaço de alfabetização científica e despertar nos alunos o gosto pela ciência.

7. MATERIAL DIDÁTICO

Sabemos que o material didático constituiuma importante ferramenta de mediação no processo educativo, neste sentido, adotamos os seguintes materiais para o segmento: o programa socioemocional "O Líder em Mim" do 1º ao 5º Ano, a Cartilha de Alfabetização CEPRO, o livro de Matemática da Coleção Marcha Criança e cadernos de atividades para os alunos do 1º Ano e,  o Sistema pH, livros paradidáticos (livros de leitura) e cadernos de atividades para os alunos do 2º ao 5º Ano.

8. AVALIAÇÕES E CRITÉRIO DE APROVAÇÃO

No Ensino Fundamental, o estudante será avaliado em todas as disciplinas. O objetivo dessas avaliações é consolidar os conteúdos aplicados durante as aulas, dentro de um espírito de revisão e crescimento.

1º Ano do Ensino Fundamental

O aluno terá no bimestre, duas avaliações:

  • TB (Teste Bimestral) – 0 a 100 pontos (apurados através de avaliações teóricas aplicadas no meado do bimestre e/ou trabalhos e demais atividades propostas pelo professor).
  • PB (Prova Bimestral) – 0 a 100 pontos (apurados através de provas teóricas aplicadas ao final do bimestre).

Sendo assim, a nossa Média Bimestral (MB) seguirá a fórmula: MB = (TE + PB)/2.

2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

O aluno terá no bimestre as seguintes avaliações:

  • EO (Estudo Orientado) – valor de 0 a 50 pontos (apurados através da resolução das listas de exercícios propostas pelo professor).
  • PPH (Prova pH) – valor de 0 a 50 pontos (apurados através de prova objetiva, elaborada pelo Sistema pH, abordando as disciplinas de: Português, Inglês, Matemática, História, Geografia e Ciências). Na turma do 2º Ano não haverá questões de Inglês. Nesta avaliação o conteúdo é cumulativo.
  • PB (Prova Bimestral) – valor de 0 a 100 pontos (apurados através de avaliação teórica, elaborada por nossos professores, aplicada ao final do bimestre).

Sendo assim, a nossa Média Bimestral (MB) seguirá a fórmula: MB = (EO + PPH + PB)/2.

Chamaremos de B1, B2, B3 e B4, as médias conquistadas nos respectivos bimestres. A média mínima para aprovação em cada bimestre é de 60 (sessenta) pontos. Ao final do ano, será considerado aprovado o aluno que, por matéria, alcançar o mínimo de 240 pontos no somatório das médias bimestrais. Ex.: B1 + B2 + B3 + B4 = 240. 

OBS.: Maiores detalhes do critério de aprovação e recuperação estão descritos no GEPRO (Guia Escolar Pereira Rocha).

9. MONITORIA – REFORÇO ESCOLAR

Oferecemos monitoria presencial de: Português e Matemática. Neste projeto que é gratuito, disponibilizamos uma equipe de professores especializada para, em horários semanais específicos, tirarem dúvidas de nossos alunos e auxiliarem na resolução dos exercícios, o que consequentemente, contribui para um melhor desempenho acadêmico dos nossos estudantes.

10. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Trabalha diretamente com os alunos com o objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento social e intelectual; em parceria com os professores e os pais/responsáveis. Vale ressaltar, que a Orientação Educacional também promove o Projeto de Orientação Vocacional; este é um trabalho voltado ao aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de dar-lhe apoio durante o processo de escolha profissional.

11. PASSEIOS PEDAGÓGICOS E AULAS DE CAMPO

Passeios pedagógicos e culturais que propiciam a observação e aplicação prática dos conteúdos ensinados. Nessas situações, desenvolve-se o senso de responsabilidade, respeito ao outro e interação com os diversos ambientes. Museus, cidades históricas, universidades, centros de pesquisa e ciência abrem as portas para nossos alunos, que serão, sempre, acompanhados e orientados por professores e monitores. Essas atividades não estão inclusas na anuidade escolar.

12. AÇÕES DE CIDADANIA

Com o objetivo de trabalhar a solidariedade e o respeito ao próximo, valores importantes para a formação do indivíduo, promovemos campanhas beneficentes nas quais os alunos fazem doações que são repassadas para instituições de caridade.

13. ATIVIDADES ESPORTIVAS

Acreditando no valor que o esporte representa para a formação de nossos alunos, contemplamos em nosso programa esportivo e cultural as seguintes modalidades: futebol, judô e dança. Estas atividades não estão inclusas na anuidade escolar.

 14. PROJETOS EDUCACIONAIS INTERNOS

Nosso calendário escolar contempla uma série de projetos interdisciplinares que proporcionam a integração entre a família e o colégio e desenvolvem o protagonismo das crianças e jovens na construção das atividades. Momentos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Julina, Olimpíada Interna de Esportes, Festival de Curtas, Olimpíada de Matemática, Mostra Literária e Cultural e Feira de Ciências possibilitam a ampliação do repertório dos alunos e de suas capacidades de articulação de múltiplos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.

15. ESPAÇOS E RECURSOS DIDÁTICOS

Acreditamos que os espaços e recursos didáticos são primordiais na educação de qualidade, pois garantem aos alunos e professores um processo de ensino e aprendizado enriquecedor e dinâmico, tornando prazeroso o período na escola. Neste sentido, dispomos da seguinte estrutura: salas de aula equipadas com chromebooks, projetores multimídia e sistema de som (Ensino Fundamental e Médio); sala de estudos com acesso à internet e assinatura do Jornal O Globo, Revista Veja, Revista Scientific American e Gibi Turma da Mônica; parquinho (Educação Infantil); sala de leitura e musicalização (Educação Infantil);laboratório de informática; laboratório de ciências; ginásio poliesportivo; campo society; horta orgânica; estação climatológica e amplo espaço para lazer e recreação.